quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Geilson sugere medidas para coibir "saidinhas bancárias"


Preocupado com o crescimento da modalidade de crime conhecida como "saidinha bancária", o deputado Carlos Geilson (PTN) quer garantir maior proteção para as pessoas que sacam dinheiro nas agências bancárias. Para isso, ele apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que obriga os bancos a instalarem cabines individuais nos caixas eletrônicos e na bateria de caixas das agências.
As cabines, segundo prevê o projeto, deverão ter material opaco para impedir a visualização das operações realizadas pelos clientes. Além disso, a proposição de Carlos Geilson obriga ainda a instalação de câmeras de segurança interna e externa, vidros blindados nas fachadas das agências, portas giratórias antes da sala de auto-atendimento e contratação de empresas especializadas para garantir a segurança dos clientes e funcionários.
"A presente proposição visa dar uma maior guarida para a população da Bahia, que utiliza de instituições bancárias e financeiras pelo fato de que hoje se tornou comum ocorrer roubos na saída de banco", observou o parlamentar, na justificativa do documento. Ele lembrou que as "saidinhas bancárias" são cada vez mais comuns e dependem do alerta de comparsas que observam, dentro das agências, os saques de quantias mais elevadas feitas pelas eventuais vítimas.
Ainda na justificativa, Carlos Geilson destacou que centenas de pessoas passam diariamente por uma agência bancária para fazer operações diversas, como o pagamento de contas. "Se o olheiro não sabe o que cada uma delas está fazendo no caixa, não saberá quem está saindo com dinheiro e os assaltantes não abordarão as pessoas de forma aleatória", acredita o deputado.
Por isso, ele acrescenta, "o mais correto é bloquear visualmente o atendimento de todos os caixas, inclusive os de autoatendimento, para que quem está aguardando ser atendido não veja o que acontece com quem está no caixa". O deputado conclui lembrando a importância de se reforçar a segurança pública com mais policiais e viaturas nas ruas, mas lembrou que a prevenção ainda é o melhor caminho. "É preciso cobrar das direções dos bancos que invistam mais em segurança."

Nenhum comentário:

Postar um comentário