quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bahia se destaca entre cinco estados recordistas na geração de emprego



A Bahia está entre os cinco estados brasileiros que apresentaram saldo recorde na geração de empregos, em junho de 2011, com 11.767 postos celetistas criados, o que equivale à elevação de 0,73% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Os outros estados recordistas são Rio de Janeiro, Mato Grosso, Acre e Amapá.
Se levados em conta os últimos 12 meses, houve crescimento de 6,89% no nível de emprego, o que corresponde ao surgimento de 105.949 postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados, ontem, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
"Esse resultado reflete o bom momento da nossa economia e a confiança dos empresários na Bahia. Procuramos fazer com que nosso crescimento seja sustentável, aliando a atração de novos investimentos à melhoria da qualidade de vida da população", explicou o governador Jaques Wagner.
Em termos absolutos, esse foi o melhor desempenho do estado na série histórica do Caged para o período, sendo que, no Nordeste, onde houve um saldo positivo de 39.953 postos (0,69%), segundo maior saldo da série, a Bahia lidera o ranking.

Crescimento – O resultado decorreu principalmente da expansão no setor agropecuário (+4.890 postos), de serviços (+2.644 postos), indústria de transformação (+1.764 postos) e da construção civil (+ 1.586 postos). A Região Metropolitana de Salvador registrou acréscimo de 3.294 empregos formais (+0,39%).
Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, no primeiro semestre deste ano, na Bahia, houve acréscimo de 60.472 postos (+3,82%), o melhor desempenho absoluto da região Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário