quarta-feira, 20 de julho de 2011

Estado ultrapassa 98% de vacinação contra febre aftosa


Com 98,01% do rebanho vacinado contra a febre aftosa, a Secretaria da Agricultura, por intermédio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) comemora, pela terceira vez consecutiva, mais um recorde de imunização das 10.791.221 cabeças de gado existentes no estado.
O último número registrado pela Agência, em novembro do ano passado, apontou índice de 97,93% do gado vacinado e declarado. Os dois índices estão bem acima dos 90% exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para estados livres de febre aftosa com vacinação.
Os destaques da primeira etapa da campanha contra a febre aftosa em 2011 são as coordenadorias regionais de Irecê (99,75%), Itaberaba (99,49%), Itapetinga (99,41%), Miguel Calmon (99,23%), Salvador (99,22%) e Jequié (99%).
As coordenadorias de Paulo Afonso, Itabuna, Barreiras e Teixeira de Freitas alcançaram índices vacinais acima de 98%. Já as regionais de Feira de Santana, Guanambi, Juazeiro e Vitória da Conquista registraram percentuais acima de 97%, seguidas pelas coordenadorias regionais de Santa Maria da Vitória (96,68%) e Ribeira do Pombal (95,34%).

Vigilância ativa – Na avaliação do secretário da Agricultura, Eduardo Salles, os dados, divulgados ontem pela Adab, "traduzem a responsabilidade do criador e o compromisso do Governo do Estado em desenvolver e fortalecer o patrimônio pecuário baiano, garantindo a sanidade do nosso rebanho e demais atividades agropecuárias".
Dentre as medidas desenvolvidas para consolidar o aumento gradativo dos índices vacinais nos últimos três anos, a Seagri, por meio da Adab, tem promovido a reestruturação do sistema de atenção veterinária, principalmente do trânsito de animais e da vigilância ativa das propriedades, propiciando maior segurança aos serviços oferecidos ao produtor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário