segunda-feira, 25 de julho de 2011

Programa incentiva atividades físicas e de lazer em municípios baianos


Em seminário na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador, foi lançado, nesta sexta, o programa Academia da Saúde, que visa implantar atividades físicas, de lazer, cultura (teatro, dança), jogos populares, artes marciais, ioga e outras modalidades esportivas, além de áreas de convivência para idosos, nos municípios baianos.
O programa objetiva contribuir para a promoção da saúde da população, a partir da implantação de polos com infraestrutura e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais e atividade física e de lazer, além de modos de vida saudáveis.
O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, destacou, durante o seminário, a importância da prática de esportes, da atividade física e da adoção de hábitos de vida saudáveis para a promoção da saúde. O encontro, promovido pela Sesab, em parceria com o Ministério da Saúde, teve como principal propósito prestar esclarecimentos sobre o Academia da Saúde para gestores municipais.

Obesidade – Segundo Solla, a desnutrição infantil está "caindo muito no país nos últimos anos", mas surge outro grave problema, a obesidade, que afeta adultos e jovens. "É imprescindível a prioridade na adoção de hábitos mais saudáveis de vida, na alimentação e na prática de exercícios. Somos cada dia mais sedentários, e precisamos mudar esse hábito."
O superintendente de Desportos do Estado da Bahia, Raimundo Nonato (Bobô), afirmou que a parceria com a Sesab e o Ministério da Saúde, com a ótica de investimento no esporte, é muito positiva. Segundo o coordenador de Educação Esportiva da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Álvaro Gonçalves, a iniciativa é importante para levar atividade aos equipamentos construídos em parceria entre os municípios e o órgão.

SUS – O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), com apoio das prefeituras e do Estado, por meio da Sudesb e da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), e já tem 180 municípios baianos com projetos inscritos. Para pleitear o incentivo ao programa, o município deve cadastrar a proposta no Fundo Nacional de Saúde (FNS), no site www.fns.saude.gov.br, até o dia 31 deste mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário