segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Banco de Leite Humano do Iperba precisa ampliar o número de doações


Inaugurado em agosto do ano passado, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade do Iperba enfrenta, há cerca de três meses, uma redução significativa no número de doadoras. Segundo a nutricionista Cibele Correa, coordenadora do serviço, a quantidade de leite doado mensalmente, que até o último mês de julho alcançava em torno de 24 litros, em outubro foi de 18 litros. “O estoque atual do Banco de Leite do Iperba é de 36 litros, quando o ideal seria termos cerca de 450 litros distribuídos nos três freezeres existentes na unidade”, revela a nutricionista.
Ainda de acordo com a coordenadora do BLH, por causa da redução no volume doações, estão sendo priorizados os recém-nascidos mais graves, quando o ideal seria dispor de leite materno suficiente para atender a todos os bebês que necessitam ficar no berçário. A nutricionista Cibele Correa conta que, além dos prematuros, que correspondem a 90% dos casos de bebês que ficam no berçário, o leite é também é destinado aos recém-nascidos de baixo peso, desnutridos e aqueles cujas mães, por alguma razão, estão impossibilitadas de amamentar.
Para ampliar o estoque do BLH do Iperba, a nutricionista faz um apelo às mães com excesso de leite, para que doem o excedente do leite, e dessa forma, ajudem a diminuir a mortalidade infantil. Através de uma parceria com a Polícia Militar/Bombeiros “Amigos do Peito”, o Iperba viabiliza a coleta de leite na residência de doadoras que já tiveram alta da maternidade ou que fizeram o parto em outra unidade hospitalar.
Possíveis Doadoras
Podem doar leite humano todas as mães saudáveis, com excesso de leite, que não usem medicamentos que impeçam a doação. O leite ordenhado pode ser conservado na geladeira por 12 horas, e no congelador ou em freezer, por até 15 dias. Nos casos de coletas feitas na residência da doadora, as integrantes do Corpo de Bombeiros levam todo o material necessário – frascos de vidro e tampa plástica, devidamente esterilizados, e agendam a data de retorno para pegar o leite ordenhado.
As parturientes atendidas no Iperba, durante o período de internamento, recebem todo o incentivo e suporte para o aleitamento materno e também são incentivadas a doar o leite excedente para o BLH. Há cinco dias, Maria da Anunciação teve seu filho, Pedro Simom, na Maternidade do Iperba. Com icterícia, o bebê está sendo mantido no berçário e recebendo o leite doado pela mãe. Ela defende que o leite materno é o melhor alimento para ajudar no desenvolvimento dos bebês, e acrescenta: “Quando temos leite sobrando, devemos doar e ajudar outros bebês que estão precisando”.
O BLH do Iperba também precisa que sejam doados recipientes de vidro para a coleta e armazenagem do leite doado. A maternidade possui 23 leitos no berçário, onde ficam os bebês que recebem o leite coletado e o leite pasteurizado pelo serviço. A maternidade realiza entre 500 e 600 partos/mês e em média, 95% das mães ficam em enfermarias, com os bebês, enquanto os restantes 5% dos recém-nascidos precisam permanecer no berçário. O serviço é mais uma estratégia da Secretaria da Saúde do Estado para a redução da mortalidade infantil.
As mães que queiram fazer doação de leite devem entrar em contato através do telefone 3116-5118 ou pessoalmente, no BLH do Iperba, na rua Teixeira Barros, 72, Brotas. O mesmo contato pode ser feito pelas pessoas que queiram doar frascos de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário